Promoção da cultura e das artes

Amamos preservar a história, fomentar a arte e colorir as ruas

Alinhados ao nosso compromisso de preservar nossa cultura, a arte e o patrimônio histórico das cidades brasileiras, estamos constantemente apoiando projetos que buscam dar voz a artistas e iniciativas que fomentem esses três pilares. Nos envolvemos ativamente em ações de revitalização e arte urbana, como o inspirador Edital “Mega murais”, que prevê 24 projetos que retratam através da arte o tema “Recife Cidade da Música”.

A utilização inovadora de empenas cegas, como telas, transforma os edifícios em verdadeiras galerias a céu aberto, oferecendo visibilidade à riqueza cultural das cidades brasileiras. Esses mega murais, além de serem expressões artísticas, são narrativas visuais que ressoam com a herança cultural das regiões, transformando fachadas em sinfonias visuais que ecoarão pelas ruas das cidades.

Ao patrocinar eventos como o Recife Cidade da Música e Festival Concreto em Fortaleza, por exemplo, não apenas contribuímos para a beleza estética da cidade, mas também fortalecemos os laços emocionais entre a população e o seu rico legado cultural. No caso do festival, agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, ele destaca-se como um catalisador para a ressignificação do espaço urbano, promovendo o intercâmbio cultural e alimentando o desenvolvimento cultural e social de Fortaleza. A democratização do acesso à arte urbana, através do festival, reforça a formação de uma comunidade mais engajada e conectada, inspirando o desenvolvimento da cidade.

Para saber mais sobre nossas ações de promoção da cultura e das artes, acesse:

Frevo é homenageado na nova intervenção

O frevo com toda sua efervescência característica inspira um novo mural artístico no Recife. Intitulado " A rua cria e a cidade dança", o painel, que será pintado com o apoio das Tintas Iquine, celebra os 10 anos do ritmo pernambucano como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título concedido pela Unesco.

Dentro do projeto “Recife Cidade da Música”, proposto pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), o megamural tem a função de embelezar a cidade resgatando os principais exponentes culturais da cidade. A intervenção urbana retrata e registra uma cena comum no Carnaval que tem o frevo como identidade e ritmo capaz de contagiar a todos. A pintura tem como objetivo retratar o frevo como um movimento musical, mas também uma dança, que carrega a força das ruas, becos e vielas animadas das cidades de Recife e Olinda.

Quem assina a arte é o artista André Redevivo, conhecido como “Nomes”. Com formação em Design, o profissional tem como marca o equilíbrio cromático e a virtuosidade nas formas. A partir de usos radicais de cores e da intervenção do espaço urbano, ele constrói a possibilidade de um novo lugar, de certa forma, harmonioso. O uso das cores são aplicados de forma a equilibrar o ambiente.

De acordo com a gerente de Marketing e Inovação da Tintas Iquine, Magaly Marinho, a ideia é fomentar a produção de arte urbana e os artistas locais, além de fortalecer a cultura. “Temos satisfação em participar desse projeto tão representativo e especial para a cidade. Pernambuco possui uma riqueza cultural muito grande e o frevo é uma das expressões mais fortes do nosso Carnaval”, afirma. “Está presente no DNA da Iquine a preservação das raízes através da arte e adoramos espalhar cores e vida para locais de grande movimentação”, conclui.

O mural está localizado no Edifício Guiomar, na Rua Princesa Isabel, nº 165, ao lado da Rua da Saudade.

Festival Concreto

Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana que se consolidou como um projeto que fomenta a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística das obras de seus participantes e o consumo da arte em seus espaços de convivência.

Em 2023, o Parque Rachel de Queiroz, importante referência de requalificação urbana de nossa cidade, foi o palco que congregou a pluralidade artística do festival em seus mais diversos formatos. Mais de 60 artistas participaram com ações envolvendo 10 instalações de mobiliário urbano para a praça, 06 esculturas artísticas, 02 instalações eólicas, 01 instalação para os animais do parque, 04 ações formativas, 02 espetáculos e 05 shows musicais.

Acesse: https://www.festivalconcreto.com.br/, para saber mais sobre as outras edições no Festival Concreto.

Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa

Na Praça Antenor Navarro, 13 encantadoras casas coloridas, integrantes do Centro Histórico de João Pessoa, tornaram-se o foco de uma revitalização que não apenas realça a beleza do espaço, mas também intensifica a sensação de pertencimento da população ao seu entorno. Datadas dos séculos XIX e XX, originalmente destinadas a abrigar lojas, esses sobrados circundantes à praça representam uma rica herança histórica e arquitetônica.

Ao renovar o Centro Histórico, buscamos ativamente fomentar a ocupação do espaço urbano, incentivando a comunidade a se apropriar e desfrutar desses locais históricos. As novas cores, cuidadosamente selecionadas, não só acentuam a personalidade única de cada edificação, mas também contribuem para um cenário visualmente inspirador.

Arte PE

Em 2023, a Iquine participou pelo segundo ano consecutivo do projeto Arte PE, reforçando seu compromisso de apoiar os movimentos artísticos e culturais, enquanto se empenha no seu propósito de levar cores para todos.

O Arte PE, uma iniciativa que conecta artistas com o público pernambucano, desempenha um papel significativo ao proporcionar um ambiente para a exposição de obras importantes de grandes galerias do mercado. Ao reunir admiradores e entusiastas da arte contemporânea, a feira celebra a diversidade artística e cria uma atmosfera para a promoção de negócios e o estabelecimento de vínculos entre artistas e apreciadores.

Dessa forma, a participação da Tintas Iquine no Arte PE vai além do apoio à expressão artística; é um investimento no enriquecimento cultural, na promoção do talento e na construção de uma comunidade mais vibrante e inspirada. Através dessa colaboração, a Iquine contribui para o florescimento não apenas das artes, mas também do tecido social que é colorido pelas diversas nuances da expressão cultural.

Compaz

Visando incentivar a prática esportiva e o intercâmbio cultural, a Iquine em parceria com o consulado geral da França revitalizou a quadra do COMPAZ Eduardo Campos, levando cores para a comunidade de Alto Santa Teresinha. A obra é uma cocriação entre a artista francesa Kashink e o pernambucano Manoel Quitério junto com o coletivo Aurora da Estrela e tem como objetivo oferecer um espaço onde os jovens da comunidade possam interagir com iniciativas de arte e cultura urbana, assim como esportivas.

A ação faz parte do Lab Urbano Paris 2024, projeto que visa a interação de jovens com a cultura olímpica e paraolímpica através de um laboratório franco brasileiro, em que são oferecidos workshops, mesas redondas, formações, cocriações transdisciplinares e intercâmbios entre os esportistas e artistas, contribuindo para a acessibilidade ao esporte e à arte promovendo transformações sociais. Além das atividades oferecidas, o programa teve o envolvimento da comunidade em todo o processo da pintura do espaço.

Connect Sertão

O projeto Connect Sertão, do Instituto Identidade, pintou mais do que paredes de casas no interior de Pernambuco: pintou esperança, solidariedade e coloriu a cidade de Custódia. Cada pincelada conta uma história de amor e de cuidado ao próximo.

🏠 Vem ver como foi mais um ano dessa ação solidária incrível e que deu mais vida para 30 famílias.

Casa Zero

Em uma parceria público-privada, contribuímos para a transformação de dois casarões próximos ao Marco Zero do Recife, dando origem ao primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão do Brasil: a Casa Zero. Este espaço inovador integra empreendedorismo social, cultura e educação, visando gerar impacto social e fortalecer os laços comunitários.

Como promotores ativos de ações que influenciam positivamente a sociedade e promovem um senso de pertencimento urbano, temos a satisfação de fornecer tintas e consultoria técnica para a restauração de um patrimônio histórico com quase 3 mil metros quadrados de área. A escolha cuidadosa das tintas, alinhada às propostas visuais e às características do edifício, destaca-se ainda mais pela preservação de um legado histórico.

Dentro dos 16 ambientes distribuídos por quatro andares, a Comunidade do Pilar, em Recife, desfruta de uma variedade de projetos educacionais e culturais de ONGs, oficinas de artesanato, cozinha gourmet, coworking, biblioteca, sala de inovação, estúdios, podcast, entre outros. Essa diversidade de espaços não apenas enriquece a vida da comunidade, mas também oferece uma plataforma para organizações e iniciativas sociais apresentarem seus projetos e produtos, contribuindo para a geração de renda.

Acesse: https://www.folhape.com.br/noticias/primeiro-shopping-sociocultural-do-brasil-casa-zero-e-inaugurada-no/240391/, caso queira saber mais sobre a “Casa Zero”.