Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Práticas Ambientais

Na busca pela preservação do equilíbrio ambiental, em toda atuação do negócio, nos comprometemos com o desenvolvimento sustentável prezando por todas as gerações. Confira algumas das nossas práticas que fortalecem a transversalidade do tema no Grupo.

Logística Reversa

Participamos de um modelo coletivo de sistema de logística reversa destinado a coleta de embalagens pós-consumo, o Programa PNRS, liderado pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), tem como objetivo buscar e atender com as melhores soluções relacionadas à correta destinação das embalagens de tintas imobiliárias.

O Programa PNRS conta com parceiros para a destinação das embalagens de aço, plástico e papelão, sendo um dos parceiros a Prolata. Além disso a Abrafati protagoniza ações de estruturação de centros de recebimento para receber e garantir a destinação adequada às embalagens pós-consumo, dentre estas estão: parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e apoio técnico, estabelecimento de iniciativas em conjunto com outros segmentos e demais iniciativas.

Confira as recomendações de consumo consciente da Abrafati:

Movimento Conexão Circular

Em congruência com nossas práticas ambientais somos aderentes ao Movimento Conexão Circular, uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil para acelerar o atingmento das metas do ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis. Ao aderir o Movimento nos comprometemos a metas como zerar resíduos para aterro até 2030 e implementar negócios circulares, atualmente a planta de Jaboatão (Iquine e Resiq) é Aterro Zero e possuímos ações fortalecedoras do nosso compromisso com o Movimento, entre elas estão: logística reversa, da coleta seletiva, reutilização do efluente tratado e destinação de lodo para perceiros.

Acesse: https://pactoglobal.org.br/pg/movimento-conexao-circular, para mais informações sobre o movimento.

Selo verde

Concedido pela Junta Comercial de Pernambuco, o Selo Empresa Verde, apoiado pelo Governo de Pernambuco, visa promover ações alinhadas com os princípios do desenvolvimento sustentável e enfrentamento das mudanças climáticas. No Grupo Iquine percebemos a importância do crescimento alinhado com a sustentabilidade, por isso temos a satisfação em receber o Selo Empresa Verde com desempenho destaque em temas como: Comunicação, controle da poluição e capacitação na área ambiental.

Inventário de Gases de Efeito Estufa

Inventariamos nossas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e reconhecemos a necessidade de mitigar os impactos que aumentam a temperatura global do planeta e nos traz como consequência as mudanças climáticas. Nossas práticas e processos estão se encaminhando para uma redução da pegada de carbono, que será refletida a médio e longo prazo

Ciclo 2023 - confira.

Ciclo 2024 - confira.

Nosso resíduo circula

Adotamos a melhor solução para a destinação dos nossos resíduos, através das práticas de economia circular na gestão ambiental do negócio, procuramos afirmar nosso compromisso global neste tema e nos tornamos cada vez mais presentes por meio do desenvolvimento de novas práticas, confira abaixo:

Aterro Zero

Visando a conservação de todos os recursos naturais, nossos resíduos, não são enviados para aterro sanitário ou industrial. Através do coprocessamento e compostagem (feito por parceiros) todos são reaproveitados e inseridos em novas cadeias de produção e consumo. Desde a implementação direcionamos mais de 5.000 toneladas, impulsionando a economia circular.

Coleta Seletiva

Temos pontos de coleta seletiva espalhados por toda a fábrica, conscientizamos e estimulamos os nossos colaboradores, prestadores de serviços e visitantes a adotarem hábitos mais sustentáveis em suas rotinas.

Energia Renovável

A empresa adquire, por meio do mercado livre, 100% da energia elétrica consumida, com garantia de origem em fontes renováveis.

Reutilização do efluente

Reaproveitamos parte do efluente tratado para usos menos nobres

Reutilização do lodo

Visando a economia circular, tratamos o efluente industrial in loco, o lodo advindo do processo produtivo da planta de Jaboatão (Iquine e Resiq), é destinado para parceiros e utilizado para compostagem. O seu uso final são nas atividades agrícolas como fertilizantes, retendo umidade e promovendo melhorias nos atributos do solo.